quarta-feira, 24 de junho de 2015
- Por Fábio Christiano 

Há muito tempo venho refletindo nas letras do grupo “Os Arrais”. E nessa publicação, usarei um trecho de uma das músicas deles para tentar exemplificar outro questionamento que também há um tempo eu venho refletindo.

            O trecho que eu escolhi foi este, da canção “17 de janeiro”. Que é:

“Eu voltaria atrás
Pra tentar me avisar
Que o caminho será escuro
Mas que Cristo é a luz do mundo
Deixe Ele te falar quem você é
Que a palavra te desfaça
Que te afogue em Sua graça
Só a cruz esconderá quem você não é”.

            Nas primeiras vezes eu cantava: “Só a cruz escolherá quem você é”… Depois passei a cantar “Só a cruz esconderá quem você é”, o que me parecia muito plausível! Mas, ao buscar a letra da canção, me deparo com um: Só a cruz esconderá quem você NÃO é! Aê eu pensei com meus botões: “ué, que estranho esse 'quem você não é'”… e desde então tenho pensado nele.

            Para mim não fazia sentido.. esconder quem eu não sou. Pois me soou como se eu fosse uma outra pessoa, mas que meu eu estivesse ainda presente. Como se eu vivesse diariamente, por mim mesmo, mas, ao 'vestir a cruz', meu 'eu' entrasse em coma momentâneo.

            Foi então que, num sábado, quando eu estava aqui em casa com um outro menino (a quem eu vou me referir de meu pequeno irmãozinho adotado por mim há uns bons anos) ele me fez a seguinte pergunta: “Fábio, por que eu devo mudar para seguir a Cristo? Por que eu não posso ser eu mesmo?”

            Confesso que fiquei sem palavras. Uns 5 minutos depois eu voltei para ele e disse: “Mas quem disse que temos que mudar para seguir a Cristo?”

            Para seguir Cristo, não temos que mudar! E nesse momento eu peço encarecidamente que, se você chegou até aqui, leia até o final, de modo que eu possa explicar meu raciocínio…
Para seguir a Cristo temos, primeiramente, que conhecer nosso Deus, reconhecer que Cristo morreu numa cruz por nós, pelos nossos pecados e saber que ELE nos formou e o maior desejo DELE talvez seja ter um relacionamento PROFUNDO COM A SUA CRIAÇÃO! O Pai nos AMA, somos nós que não retribuímos o AMOR Dele! Nós que não O ouvimos! Nós que queremos ser independentes DAQUELE que nos criou… e andamos como ovelhas desgarradas do grupo e do pastor de ovelhas. Mas, quando entendemos o AMOR Dele por nós, O aceitamos, abrimos nosso coração e entendemos que existe algo maior que nós mesmos! É a partir daqui que começamos a 'conhecer outro mundo', que começamos a conhecer outras pessoas, que começamos a nos relacionar de um modo diferente! Aí percebemos que existe outra realidade daquela que vivíamos em nosso próprio mundinho! Começamos a ler o livro que escreve da vida de Jesus, suas obras e seus mandamentos! É A PARTIR DESSE RELACIONAMENTO COM DEUS, COM JESUS E COM O ESPÍRITO SANTO É QUE NÓS SOMOS, A CADA DIA, RENOVAMOS E TRANSFORMADOS! É lendo a Palavra, é sendo como JESUS, imitando Ele, que nós mudamos! É O AMOR DE CRISTO QUE NOS MUDA E NÃO É DE UMA MANEIRA INVASIVA! Cristo é cavalheiro, Ele espera que nós abramos as portinhas do nosso coração (como eu ouvia muito quando era criança) para que Ele entra e faça a OBRA DELE EM NÓS! E é por isso que eu comecei dizendo que não precisamos mudar para segui-lo! Somos transformados à medida que entendemos que devemos fazer isto e não aquilo. 


                                   "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
                                                           João 8:32

            Então, é nesse contexto que “Só a cruz esconderá quem você NÃO É” fica totalmente claro para mim! (De antemão digo que essa é uma interpretação MINHA, não quero dizer que Os Arrais quiseram falar isso quando escreveram a canção!) Cristo nos criou! Somos criação Dele – e esse é quem nós somos originalmente! Mas ao nascer, temos um corpo, nos é gerado uma mente, as sinapses em nossos cérebros são formadas, aprendemos a andar, a falar e também a PENSAR… Então nos desvirtuamos… nós tornamos uma pessoa qualquer, com nossos pensamentos e ações, atitudes egoístas que se baseavam apenas nos nossos interesses – esse é quem nós não somos, ou se preferirem, quem nos tornamos. Escolhendo Jesus, nos arrependemos, somos batizados e transportados -novamente(?)- para o Reino de Luz. PELA CRUZ, escolhemos passar por mudanças… mudanças de hábitos, mudanças de atitudes, mudanças de opiniões {“Deixe Ele te falar quem você é”}! Deixamos de viver para nós mesmos, para vivermos para Cristo.. Aliás, deixamos que Cristo viva em nós e fazemos as vontades Dele!

“Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Gálatas 2:19-20

            Para finalizar (pois já ficou bem grande), essa caminhada não será fácil! Será, pelo contrário, difícil com força! Mas temos que reconhecer, que Aquele que nos chamou para a luz, não nos desamparará em nenhum momento! Temos que buscar a Deus, fazer a nossa parte, CONTINUAR A SERMOS TRANSFORMADOS POR ELE, ouví-lo, ORAR SEM CESSAR e praticar o que nos diz a Palavra, lembrando que “Vai valer a pena”. Vai valer a pena seguir a Jesus! Vai valer a pena renunciar ao nosso eu (quem nos tornamos)! Vai valer a pena buscar ao Rei do Reis! Vai valer a pena todo sofrimento, dor, angústia, pois o Nosso Pai nos surpreende, trazendo Seu AMOR INSUPERÁVEL, Sua PAZ GRANDIOSA e Seu refrigério para nossas vidas!

            Se você não é convertido, você pode conhecer esse Deus de amor a quem me referi em todo o texto! Convido-o a procurar alguém, alguma igreja, algum amigo Cristão para saber mais de Jesus e do amor Dele por você!

            Se você já é convertido, convido-o então a abrir seu coração para a mudança, POR Cristo e ATRAVÉS de Cristo. Ore ao Senhor, diga que você não é NADA sem Ele. Abra as portas para Ele vir arrumar a casa! Eu tenho certeza que todos nós – e eu me incluo como primeiro – precisamos de mudanças! Até que alcancemos a plenitude de Cristo!"

“Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
Efésios 5:1,2

… até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Efésios 4:13-15

“E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2

Esse texto é de um grande amigo que, assim como vários outros amigos, tem colaborado pra edificação do Reino. E como tem! Espero que sejam edificados por ele, assim como eu fui. Grande beijo! 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem vindos!

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai."
-Filipenses 2:5-11
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Visitas

Seguidores

Image Credits

Créditos

Social Icons